top of page

POR QUE MUITOS NEGÓCIOS FRACASSAM | ARTIGO

Atualizado: 4 de abr. de 2022




> Líderes que não adaptam seu negócio


Ao iniciar um novo negócio é essencial um bom planejamento e, principalmente, muito trabalho e persistência. Porém, não são necessariamente esses atributos que faltam aos líderes, mas sim a capacidades deles de adaptar suas ideias frente aos novos obstáculos. Por mais que os empreendedores conheçam o mercado, há diversas variáveis que são apenas conhecidas ao colocar o negócio em prática. Flexibilidade para propor mudanças ao modelo de negócios inicialmente desenhado, é essencial para o sucesso. Muitos empreendedores entusiasmados pelo novo desafio deixam passar despercebidas pistas que avisam as mudanças que devem ser realizadas, sejam elas referentes as necessidades dos clientes, formas de competição ou mesmo questões macroambientais. O tempo, durante a abertura de um negócio, é um fator crucial, considerando que já se inicia um novo negócio com um fluxo de caixa negativo. A cada mês que a empresa não realiza as mudanças necessária, mais próxima do fracasso ela estará.


  • Orientação da Bravo Business:

Se você está iniciando um novo negócio, monitore constantemente as métricas de marketing e venda: faça uma pesquisa de satisfação com os clientes e pergunte a eles também do que eles sentem falta! Convide seus sócios para um exercício simples para refletir em um quadro o que está dando certo versus o que precisa ser mudado. Faça um plano de ação e execute! 


> Planos mal formulados


Nosso país é percebido, pelo senso comum, como um Brasil de população com perfil empreendedor. Por trás disso, está também o amadorismo. Infelizmente, planos mal formulados se demonstram na prática distantes da realidade e, as vezes, podem servir até para confundir o gestor na tomada de decisão. Muitas empresas criam planos estratégicos com estimativas de crescimento puramente baseadas em um percentual de crescimento estipulado pela diretoria, sem ao menos entender como será feito, de fato, para se chegar lá. Parece não ser verdade, mas esse caso se repete em diversas empresas, muitas delas fecham as portas sem ao menos entender porquê.

  • Orientação da Bravo Business: 

Participe do processo de criação do Plano de Negócios, em especial o sócio que estará a frente do negócio. Essa participação permite que o empreendedor se aproprie das análises realizadas, podendo também contribuir para o aprofundamento delas. Os Planos de Negócio representam um estudo de viabilidade do negócio que exige técnica, pesquisa e visão empreendedora. Se você pretende iniciar um novo negócio e não possui a totalidade desses três elementos, não hesite em buscar ajuda de uma consultoria profissional. Ela não apenas lhe ajudará a reduzir os riscos do negócio, como também poderá lhe ajudar a aproveitar oportunidades que você não tinha percebido até então.



> Equipe pouco qualificada


Ainda hoje chamamos a área responsável pelas pessoas de recursos humanos. As empresas representam pessoas que se unem por um bem comum, logo um negócio é reflexo das pessoas que ali trabalham. A equipe de colaboradores que atua no negócio é responsável pelo seu desempenho. As empresas que negligenciam a formação de um grupo qualificado de trabalho, estão colocando em risco a criação de valor aos stakeholders: como podemos atender bem um cliente se nossa equipe não está preparada para ouvir suas necessidades?


  • Orientação da Bravo Business: 

Acreditamos que, primeiramente, os dirigentes da empresa devem ter clareza do propósito dela, seu modelo de negócios adotado e como cria valor aos seus clientes. Segundo, engajar sua equipe na missão da empresa e treiná-la para que os colaboradores sejam preparados para lidar com os desafios do negócio. Esse processo é contínuo, o treinamento deve servir para capacitar a equipe e também para receber feedbacks das experiências que estão sendo vivenciadas no dia-a-dia, assim o próprio treinamento estará sempre e constante aperfeiçoamento.


Podemos ajudar você

Agende um horário com um de nossos consultores para avaliarmos um projeto personalizado.

bottom of page